Portifólio

Abaixo terá relatórios contendo do meu período de monitoria


Aula do dia 24/10/23:

O QUE FOI ENSINADO?

        Nessa aula foi mostrado a criação e conceitos de objetos, no que tange a programação, na linguagem JavaScript, a ideia do que é e como usar, tudo isso através de um pequeno jogo, feito usando objetos e funções. 

        COMO FOI ENSINADO? 

        Foi ensinado através de slides, pelo professor Eron, mostrando tudo que se pode criar usando a idéia de objetos, além de ao longo da aula foi mostrado exemplos práticos do que se pode fazer, através da plataforma Replit, uma IDIE online, posteriormente foi proposto aos alunos o desafio de criar um jogo, usando tudo aprendido até agora.

        QUAIS AS DIFICULDADES DOS ALUNOS?

       Alguns alunos tiveram pequenos erros de digitação como falta de “;” e ”{}” ou usando nome diferentes para chamar funções, porém conseguiram compreender bem o conceito, do que é um objeto na programação e como usá lo, criando um jogo onde o jogador tem sua vida e tem que derrotar gladiadores em uma arena, encolhendo opções do tipo ”atacar”, ”defender”, “esquivar” e ações do mesmo gênero.

Aula do dia 25/10/23:

  O QUE FOI ENSINADO?


       Nessa aula foi mostrado funções e procedimentos, da linguagem JavaScript, A ideia do que é e como usar, além de possíveis erros que podem surgir, além de boas práticas na programação.


        COMO FOI ENSINADO? 

        

        Foi ensinado através de slides, pelo professor Eron, mostrando a diferença entre funções e procedimentos, além de ao longo da aula foi mostrado exemplos práticos de como fazer, através da ferramenta Replit, uma IDIe online, posteriormente foi proposto aos alunos o desafio de criar um jogo.


        QUAIS AS DIFICULDADES DOS ALUNOS?


       Os alunos tiveram dificuldade no conceito para criar novas funções, além de não conseguirem colocar algumas de suas ideias para o jogo em prática, assim procurando outra forma de desenvolver o exercício através de um jogo de resposta, que era uma forma mais simples de se criar as funções.  


Aula do dia 26/10/23:


  O QUE FOI ENSINADO?


        Foi iniciado nesta aula o estudo sobre o JavaScript, explicando como surgiu, para que serve, como ele funciona juntamente com o  HTML e o CSS, além de mostrar como codificar dendo do Visual Studio, mostrando os tipos de dados, variáveis e constantes, como “number, String, boolean”, a regra para nomear as variáveis, e também explicando alguns comandos básicos como “console.log”,  também incluiu operadores aritméticos, de atribuição, relacionais e lógicos. Depois foi iniciado a explicação de vetores e condicionais, mostrando como utilizar os índices        


        COMO FOI ENSINADO? 


        O professor Eron, foi explicando todo o conteúdo apresentado, com o auxílio de slides, onde separava o'que foi apresentado por tópicos e imagens para ilustrar o conteúdo, exemplo de códigos funcionando, isso sendo feito tanto no Visual Studio quanto na plataforma de programação online Replit. Ele também fez algumas atividades com a turma tanto prática quanto teórica, que consistia em perguntas com respostas objetivas, e a prática a criação de um código para praticar JavaScript.


        QUAIS AS DIFICULDADES DOS ALUNOS?


        Uma das dificuldades vista foi a de entender o conceito de concatenar Strings, porém logo entenderam a ideia por trás usando operadores aritméticos, também dificuldade com incremento e decremento,  tentando fazer essa operação criando outra variável junto, e confundindo a diferença de um número sendo declarado como “String” ou “number”. 


Aula do dia 31/10/23:


       O QUE FOI ENSINADO?


        O começo a aula foi usando para terminar o jogo passado na aula passada, feito em JavaScript, posteriormente foi mostrado o processo de interação entre o HTML e JavaScript, ensinando sobre o “document” que é o meio como manipulamos o HTML através do JavaScript.


        COMO FOI ENSINADO? 


        Professor Matheus, ensinou através de slides, e com um código na prática, criando funções e elementos no HTML com o JavaScript, criando linhas, estrofes, botões e caixas de input.


        QUAIS AS DIFICULDADES DOS ALUNOS?


       Novamente os jogadores tiveram dificuldade na criação de um sistema de vida para os jogadores, no sentido de como atribuir vida para cada um que como implementar uma maneira de fazer os jogadores perderem vida, além de uma dificuldade posteriormente na criação da página web com o JavaScript.


Fotos dos alunos em sala de aula e em sua formatura


Relatório Final


RESUMO

Essa extensão consiste em um curso chamado Pensamento Computacional, que visa ensinar e introduzir desenvolvimento web, para alunos do ensino médio, através de aulas semanais, ministradas por alunos da própria universidade(Unifil), contendo tanto explicações, quanto exercícios teóricos e práticos propostos em aula, passando por etapas do desenvolvimento sendo HTML,CSS e JavaScript, assim o aluno criando também ao longo das aulas sua própria página web, ao final do projeto, foi possível formar cerca de 120 alunos da rede pública e particular do ensino médio, que gera incentivo à esses alunos a seguirem o segmento da tecnologia e desenvolvimento, que está em falta no mercado de trabalho atualmente.




Programação: tecnologia; introdução; desenvolvimento; descoberta.



INTRODUÇÃO


 Essa extensão, consiste no Pensamento Computacional, um projeto que visa ensinar desenvolvimento web para alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares de Londrina, assim apresentando aos jovens, a área da programação e desenvolvimento, com isso introduzindo futuros universitários e trabalhadores, ao ramo da tecnologia que está com grande demanda nos últimos anos.

Esse curso engrandece muito a apresentação do meio da programação a jovens alunos, visto que é uma área pouco apresentada aos alunos principalmente em escolas públicas, com esse projeto, é possível mostrar de forma prática oque é fato é programação.  


METODOLOGIA


Foi ensinado aos alunos o desenvolvimento web, de passo a passo até a criação de final de uma página web personalizada de cada aluno, foi ensinado HTML, CSS e JavaScript, respectivamente, através de teórica e prática passando o conteúdo por slides e explicação no quadro pelos professores, tinha diversas atividades feita pelo “forms” uma ferramenta do google para criação de questionários, tento perguntas totalmente teóricas, e atividades práticas que consistem em mandar trechos de códigos de acordo com o'que era pedido na questão, além de atividades maiores, e mais complexas, a criação de códigos era feito na plataforma Replit, uma plataforma de programação online, onde os alunos terminaram o curso fazendo sua página usando todo conteúdo aprendido ao longo do curso. 




RESULTADOS



Ao longo do projeto apesar de desistências, o curso conseguiu formar 120 alunos em desenvolvimento web, além de incentivar muitos jovens prestes a entrar no mercado de trabalho, a entrar para o meio da informática, desenvolvimento e programação. Apesar do tema abordado se referir a desenvolvimento web, diversos alunos despertaram interesse em outras áreas, como criação de jogos, sistemas de segurança, desenvolvimento de softwares, entre outros.



Figura 1 – Alunos em sala de aula 

Fonte: Discente (2023) 


IMPACTOS


Ao final do curso vimos uma quantidade significativa de alunos que criaram afinidade com a área da tecnologia, conseguindo introduzir vários jovens ao assunto, com alunos tendo seu primeiro contato com a informática, isso sendo muito significativo mediante a falta de profissionais e pessoas interessadas na área, cujo falta mão de obra, assim também contextualizando jovens de como é a prática da programação. Com relatos de alunos decidindo se graduar em cursos da tecnologia, após terminar o ensino médio.






CONCLUSÕES


Muitos alunos tiveram seu primeiro contato com a informática, e afloraram seu interesse na área, mesmo com dificuldade tiveram interesse em progredir no projeto, algumas das dificuldades encontradas foram, a dificuldade de alguns monitores em tirar dúvidas dos alunos, e ociosidade e desinteresse de alguns alunos, porém saindo com um saldo positivo no final de toda a trajetória do curso, mesmo com uma quantidade considerável de desistências.  



RECOMENDAÇÕES


Para a divulgação e engajamento para atrair novos estudantes, palestrantes em escolas seriam uma ótima alternativa. E para promover a colaboração entre os alunos, incentivando a criação de projetos em equipe, também incentivando novos alunos usando exemplo de alunos anteriores do curso. 


Comentários

Postagens mais visitadas